
- Isabel Gravato
- RS, Brazil
- Graduada em Ciências Biológicas (1995), com especialização em Gestão Ambiental (1999) e em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância (2012), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Biologia. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) com experiencia em credenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de cursos. Com sólida experiência em: coordenação, criação, implantação e gestão de cursos de graduação; formação continuada; treinamento e planejamento estratégico. Cargos ocupados: presidência de colegiado, conselheira das Câmaras de Pesquisa, Ensino, Extensão e Administração; coordenação de Ensino Superior e de Museu de Ciências; docente (Pós-graduação, Educação Superior e Básica) e Docente revisora/conteudista.
domingo, 18 de setembro de 2011
EAD no Brasil
Lendo sobre a EAD no Brasil, verifiquei que a Secretaria de Educação a Distância – SEED, criada pelo Decreto nº 1.917, de 27 de maio de 1996, refletiu a expansão da EAD na expectativa de eliminar as distâncias e as fronteiras, atuando como agente tecnológico, possibilitando uma diversidade de arranjos e combinações para um ensino atualizado e dinâmico.
Uma das suas primeiras ações foi à implantação do canal Tv Escola e o programa Informática na Educação. Após deliberações sobre as diretrizes iniciais, em 1997, foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), cujo objetivo foi à instalação de laboratórios de informática para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil, introduzindo assim, ações e práticas tecnológicas nesses espaços.
Entre os atuais programas e ações da Secretaria de Educação a Distancia podemos indicar: biblioteca virtual; DVD Escola; E-ProInfo; E-TecBrasil; Programa Banda Larga nas Escolas; Proinfantil; ProInfo; ProInfo Integrado; Tv Escola; Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); Banco Internacional de Objetos Educacionais; Portal do Professor; Programa Um Computador por Aluno (Prouca); Projeto Proinfo.
Vejam que, com este número de programas, há possibilidades que podem ser exploradas e que nos levam a refletir sobre a seriedade das propostas e das ações nesta modalidade de ensino.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Acervo digital
-
Saúde Ambiental e a Atenção Básica GRAVATO, Isabel O conceito de saúde estabelecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em linhas ...
-
Neste segundo semestre de 2011, inicio um conjunto de atividades que não categorizo como novas para mim, mas um tanto quanto desafiadoras. ...
Muito querida Isabel,
ResponderExcluirlindo, muito lindo teu blogue. Vejo nele um bom espaço para se fazer alfabetização científica.
Obrigado pela conexão ao meu blogue e também por me apontares como exemplo de 'continuidade'.
Vom continuada admiração
attico chassot
Isabel, concordo com o comentário do prof. Attico. Este blog será um ótimo meio de comunicação científica.
ResponderExcluir