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RS, Brazil
Graduada em Ciências Biológicas (1995), com especialização em Gestão Ambiental (1999) e em Metodologias e Gestão para a Educação a Distância (2012), mestrado (2006) e doutorado (2012) em Biologia. Avaliadora do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis) com experiencia em credenciamento, autorização, reconhecimento e renovação de cursos. Com sólida experiência em: coordenação, criação, implantação e gestão de cursos de graduação; formação continuada; treinamento e planejamento estratégico. Cargos ocupados: presidência de colegiado, conselheira das Câmaras de Pesquisa, Ensino, Extensão e Administração; coordenação de Ensino Superior e de Museu de Ciências; docente (Pós-graduação, Educação Superior e Básica) e Docente revisora/conteudista.

domingo, 18 de setembro de 2011

EAD no Brasil

Lendo sobre a EAD no Brasil, verifiquei que a Secretaria de Educação a Distância – SEED, criada pelo Decreto nº 1.917, de 27 de maio de 1996, refletiu a expansão da EAD na expectativa de eliminar as distâncias e as fronteiras, atuando como agente tecnológico, possibilitando uma diversidade de arranjos e combinações para um ensino atualizado e dinâmico. Uma das suas primeiras ações foi à implantação do canal Tv Escola e o programa Informática na Educação. Após deliberações sobre as diretrizes iniciais, em 1997, foi lançado o Programa Nacional de Informática na Educação (Proinfo), cujo objetivo foi à instalação de laboratórios de informática para as escolas públicas urbanas e rurais de ensino básico de todo o Brasil, introduzindo assim, ações e práticas tecnológicas nesses espaços. Entre os atuais programas e ações da Secretaria de Educação a Distancia podemos indicar: biblioteca virtual; DVD Escola; E-ProInfo; E-TecBrasil; Programa Banda Larga nas Escolas; Proinfantil; ProInfo; ProInfo Integrado; Tv Escola; Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); Banco Internacional de Objetos Educacionais; Portal do Professor; Programa Um Computador por Aluno (Prouca); Projeto Proinfo. Vejam que, com este número de programas, há possibilidades que podem ser exploradas e que nos levam a refletir sobre a seriedade das propostas e das ações nesta modalidade de ensino.

2 comentários:

  1. Muito querida Isabel,
    lindo, muito lindo teu blogue. Vejo nele um bom espaço para se fazer alfabetização científica.
    Obrigado pela conexão ao meu blogue e também por me apontares como exemplo de 'continuidade'.
    Vom continuada admiração
    attico chassot

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  2. Isabel, concordo com o comentário do prof. Attico. Este blog será um ótimo meio de comunicação científica.

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